top of page

International Landscape Architecture bachelor program

Programa Internacional de bacharelado em Paisagismo

 

 

Durante o primeiro semestre de 2014, fui aluna intercambista na Corvinus University of Budapest, Hungria, no curso bacharel de Landscape Architecture. Minha turma era composta por alguns brasileiros e outros alunos estrangeiros do programa europeu Erasmus. Todas as disciplinas eram ministradas em inglês por professores majotariamente húngaros e alguns estrangeiros.

 

Abaixo, estão listadas abaixo algumas das matérias cursadas e dos trabalhos desenvolvidos durante esse semestre:

Community-Supported  Green Spaces

A disciplina foi ministrada pela professora norte-americana Kristin Faurest e consistia no estudo de áreas públicas e semi-públicas, suas relações com a cidade, assim como áreas verdes urbanas criadas e projetadas com o esforço da comunidade. A participação em sala de aula era indispensável.

A primeira avaliação consistia na leitura de textos e artigos relacionados à matéria e a apresentação individual dos mesmos (minha apresentação ao lado, clique para aumentar).

 

Como trabalho final, foi feito individualmente um ensaio fotográfico sobre espaços públicos e semi-públicos do Distrito VIII de Budapest (minhas fotos abaixo), conhecido por ser um bairro distindo dos outros por sua miscigenação de culturas e por moradores de renda mais baixa. 

 

Para acessar a descrição completa da disciplina, clique aqui. 

Landscape Sketches

Disciplina ministrada pela professora húngara-romena Anna Eplenyi. Era necessário um sketchbook apropriado para as aulas, pois estávamos constantemente envolvidos em atividades relacionadas ao desenho da paisagem, considerando sempre a velocidade da percepção no ato de desenhar, detalhes paisagísticos e a experimentação de novos materiais de desenho. Algumas páginas do caderno podem ser visualizada no slideshow ao lado. Todas atividades foram reunidas individualmente nos sketchbooks e avaliadas pela professora, não pela beleza artística, mas sempre pela percepção e entendimento geral da atividade em questão. Algumas aulas eram ministradas no ateliê do campus da faculdade, outras ao ar livre (jardins, parques, etc) e algumas na Galeria Nacional de Budapeste.

 

Para acessar a descrição completa do curso (em inglês), clique aqui.

Mapping Urban Potentials 2

 

A disciplina foi ministrada pela professora Gyöngyvér Szabó que também atua no escritório responsável pelo planejamento urbano de Budapeste. A matéria abordava temas relacionados ao urbanismo e os estudos de áres potenciais nas cidades de diferentes escalas. As principais atividades eram os detabes durante as aulas sobre o assunto, leitura de artigos e textos relacionados ao tema e apresentação (ao lado) em duplas sobre alguns desses artigos.

 

Para acessar a descrição completa do curso (em inglês), clique aqui.

 

Disciplina ministrada pelo professor e coordenador internacional da faculdade Robert Kabai. As aulas eram compostas de exposição de trabalhos de artistas que desenvolvem a Land Art em diferentes países e áreas. Ao final do curso, cada aluno apresentou um projeto de Land Art com tema livre (slides ao lado). 

 

Foram feitas algumas aulas externas, onde o grupo criava invervenções artísticas com materiais naturais (fotos abaixo).

 

Para acessar a programação completa do curso (em inglês), clique aqui.

Land Art

bottom of page